Curiosidade: A maior e mais brutal Arma de Guerra de todos os tempos (Vídeo mostra sua ação em Combate)!

0
Parceiro Indicador

Sempre é importante conhecermos a história, até para evitarmos que novos erros sejam cometidos e repetidos. Quando o assunto envolve guerras, isso se torna ainda mais importante. Por isso, agora é o momento de conhecermos a maior arma já construída pelo homem, conhecida como Gustav Gun.

Trata-se de um canhão com o maior calibre que existiu, de 80 cm, acoplado a um imenso chassi com rodas sobre trilhos. Essa arma impressionante, lamentavelmente, foi construída a pedido direto de Adolf Hitler no final dos anos 30 e efetivamente operou entre os anos de 1941 a 1945. Entre as ordens expostas pelo Führer estavam as determinações para que fosse eficiente para perfurar um metro de aço, inacreditáveis sete metros de concreto ou 30 de terra densa.

Publicidade

Mas basta analisar um pouco mais os seus números para sentir todo o poder de intimidação que ele possuía. Afinal, o Gustav Gun tinha ao todo 47 m de comprimento e 11 m de altura. O seu peso era de 1.350 toneladas (mais de 1 milhão de quilos). As suas balas (cada uma pesando estonteantes 7 toneladas) podiam atingir alvos que estivessem a mais de 35 km distantes. Deu para sentir agora o poder avassalador dessa arma?

A princípio ele foi projetado para ser usado contra a Linha Maginot durante a Batalha de França, mas somente foi acionado na Rússia e na Polônia pelos alemães. O Gustav era montado por mais de 500 soldados e seu chassi era movido por meio de duas locomotivas a diesel DB Baureihe V 188.

Aliás, foram dois “canhões ferroviários” como esse que foram construídos pela Krupp AG, atual ThyssenKrupp, sendo chamados de Schwerer Gustav e Dora. Para o bem de todos, considerando a derrota dos nazistas, nenhum dos Gustav Gun sobreviveu . O Dora foi destruído pelos alemães para não ser capturado pelos soviéticos, enquanto o Schwerer Gustav foi desmontado e sucateado pelos norte-americanos.

Veja agora os vídeos a seguir que monstram o Gustav em ação nos combates. O que você achou desse máquina e da sua história?

Deixe um comentário