Piauí: Desabamento em Teresina atinge dois carros no centro da cidade

0

 

Com informações do 180 graus/PI

Foto: Reprodução 180 Graus

No início a tarde desta quarta-feira (11/01) um casarão antigo desabou no centro de Teresina e atingiu pelo menos dois carros e uma motocicleta. O imóvel era situado no cruzamento das ruas Areolino de Abreu e Barroso.

Ainda bem que não havia ninguém no prédio e nenhum pedestre usava a calçada no local onde houve o desabamento. Dois carros que estavam parados esperando o sinal abrir foram atingidos em cheio, mas ninguém se feriu.

“Fizemos o isolamento da área e vamos fazer todas as análises. Não tem vítima no local e agora vamos aguardar um pouco mais, com todo cuidado porque o resto da estrutura pode ceder. É provável que aconteça novos desabamentos, mas só a análise pode confirmar. Com ventos e chuvas, deve ter contribuído, porque o casarão é quase abandonado, é antigo”, disse o comandante Diogo Martins, do Corpo de Bombeiros.

“Eu estava no carro, o sinal ‘amarelou’ e o rapaz da frente parou, ai nós paramos, depois que a gente ouviu a pancada nós saímos. A parede caiu em cima o carro, mas deu tempo sair, graças a Deus não aconteceu nada”, disse seu Fernando, um dos motoristas dos carros atingidos.

Foto: Reprodução WhatsApp

“Vamos orientar que os proprietários façam a manutenção nos prédios, que não esperem ser notificados, chamem um profissional qualificado para verificar. Toda responsabilidade é do proprietário, pelos danos morais, danos materiais, por tudo que aconteceu ai”, disse o presidente do Crea-PI (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí), Paulo Roberto.

“Eu estava esperando o sinal abrir e só escutei a pancada no teto do carro. Minha ação foi só sair do carro, foi ai que eu vi o estrago. Subiu muita poeira na hora. Vou esperar os procedimentos para ver como vai ficar. Um prédio desse antigo, pelo jeito vamos ter que entrar com uma ação, pois destruiu o carro”, disse Antônio Tafarel, proprietário do outro carro atingido pelos desabamento.

Prédio em 2015/Foto: Google Earth

Servidores  da Prefeitura de Teresina estiveram no local e afirmaram que toda responsabilidade de manutenção no local é de responsabilidade dos proprietários dos prédios históricos.

 

São Luis

Foto: Reprodução internet

Não será nenhuma novidade caso idêntico venha acontecer no centro de São Luís – MA, a situação dos prédios históricos sem manutenção por parte dos proprietários, pode causar desabamento e atingir veículos ou pedestres. Ontem (10), foi veiculada uma matéria no g1 Maranhão, que mostra pelos menos 99 casarões em situações precárias. O alerta foi feito pela Defesa Civil do Estado.

Deixar resposta